sábado, 20 de junho de 2009

Alguns Casos de Concordância Verbal com Sujeito Simples. Aula -15/06/09

--> Concordância Verbal - Sujeito Simples.

1) O verbo concorda com o sujeito em numero e pessoa. EX: No despertador deram treze horas.


2) Os verbos que não podem ter sujeito, ou seja, os verbos chamados impessoais, são usados sempre na 3ª. Pessoa do singular.EX: Chove bastante. Faz invernos rigorosos

3) Verbo transitivo direto +se + sujeito paciente =o verbo concorda normalmente com o sujeito. EX: Vendem-se bicicletas.


4) No coletivo no singular deixa o verbo no singular, mesmo que venha seguido de nome no plural.EX: Um bando de “malacos” depredou a escola.

5) Se o sujeito for ligado pela preposição com, o verbo irá ao plural, se não desejar dar destaque a nenhum elemento.

EX: O príncipe com sua comitiva ficarão hospedados neste hotel.
O príncipe, com alguns membros da corte, ficará hospedado neste hotel.


6) O verbo viver, nas orações optativas, deve concordar normalmente com o sujeito, que neste caso aparece proposto.Ex: Viva a noiva! Vivam os noivos!


7) Nomes que terminam em – s exigem o verbo no plural somente se estiverem acompanhados de determinante no plural; caso contrário, o verbo fica no singular.Ex: O Amazonas deságua no Oceano Atlântico.


8) Coletivos partitivos ( a maioria de, grande parte de, bom numero de, metade de, etc) seguidos de nomes no plural, deixam o verbo no singular (concordando com eles), ou vão ao plural ( concordando com o nome posposto a eles).Ex: A maioria dos homens pagou/pagaram ingresso.


9) Números percentuais e fracionários exigem a concordância normal.EX: Trinta por cento da cidade estão inundados.


10)O pronome que não interfere na concordância; o pronome quem, porém, exige o verbo na 3ª . pessoa do singular.EX: Sou eu que faço tudo aqui, mas são eles quem ganha a fama.

11) Quando ocorrem dois pronomes, o verbo concorda com o segundo pronome, se ambos estão no plural, mas concordará com o primeiro pronome, se possuírem números distintos. EX: (ambos os pronomes no plural – Quais de nós estaremos vivos amanhã?) (pronomes de nomes distintos – Qual de nós estará vivo amanhã?)

12) Todos os pronomes de tratamento são da 3ª. Pessoa; portanto exigem o verbo nessa pessoa.EX: V. Excelência acordou cedo hoje!


13) Um + substantivo + que exigem o verbo na 3ª. Pessoa do singular, a exemplo de o primeiro que, o último que, o único que. EX: Sou um homem que acredita em Deus.

14) O verbo concorda com o numeral que acompanha expressões tais como mãos de, menos de, cerca de, perto de, etc.Ex: Menos de duas pessoas no cinema - Mais de um aluno passou.


15) A expressão um dos que exige, no português contemporâneo, o verbo obrigatoriamente no plural.
EX: Manuel é um dos que mais reclamam, mas um dos que menos ajudam. Serei eu um dos que votarão na oposição.