domingo, 26 de julho de 2009

Regência Verbal

Parte I
O que é Regência Verbal?

É o qual cada verbo exige um tipo de construção para manifestar o seu sentido, ou seja cada verbo precisa ter um tipo de construcao na frase para que se empregue corretamente o sentido exigido.

Ex: O Verbo CASAR tem uma regência com a palavra COM.
Você sempre fala casar com alguém.
- Casei com Maria.
- Casei com Mévio.

O Verbo NOIVAR também tem regência com a palavra COM.
- Noivei com Maria.
- Noivei com Mévio.

Portanto, Os Verbos Casar e Noivar exigem como regência a palavra COM

Entao, veremos qual é o principal ERRO DE REGÊNCIA que acontece nas provas de vestibulares e que comentemos em nosso dia-a-dia.

O principal ERRO DE REGÊNCIA é o que chamamos de "Contaminação"

" Contaminação" é quando as pessoas por trabalharem muito com um tipo de verbo, acabam contaminando outro verbo que não tem aquela regência.

Por Exemplo: Casar com
Noivar com

Por contaminação as pessoas falam namorar com. (Isso é um erro básico de regência)
Namorar xxx ---> O Verbo Namorar + zero
Por exemplo: Casei com Maria
Noivei com Maria
Namorei a MAria; e não com Maria
É com esses Erros de Regência é que devemos ficar atentos.

Segue abaixo os Erros de Rêgencia, ou seja os Erros de Contaminação mais comuns do Português.

Tipo de Erro de Regência ( Contaminação) - São basicamente Dois.

Verbo desobedecer / obedecer que foram contaminados pelo verbo desrespeitar / respeitar

O verbo (des)respeitar nós usamos + zero.
Ex: Respeito meu pai.
Respeito minha mãe. (Não precisa de nenhuma palavra ligando)

E aí as pessoas começam a fazer isso com os Verbos desobedecer / obedecer.

Ex: Eu obedeço meu pai e eu desobedeço minha mãe. (que é errado), pois como manda a Gramática os Verbos desobedecer / obedecer sao regidos por a

desobedecer / obedecer + a

Ex: Obedeço a meu pai
Desobedeço a minha tia

Então não deixem contaminar pelo verbo (des)respeitar +zero no uso dos verbos desobedecer / obedecer

Outro Verbo que já se contaminou muito no Português é o Verbo Preferir que foi contaminado pelo Verbo Gostar.

O Verbo Preferir foi contaminado pelo Verbo Gostar mais de X do que de Y.

Ex: Eu gosto mais de Catchup do que de Mostarda. (uso correto em relação aos verbo gostar)

Acontece que, as pessoas começaram a falar assim com o Verbo Preferir

Ex: Ah! Eu prefiro mais Catchup do que de Mostarda. (uso incorreto, pois o Verbo Preferir não tem a mesma regência do Verbo Gostar). Cuidaaaado Pessoal!!!!

O Verbo Preferir +zero( com o objetos preferido) + a ( com o objeto desprezado)

Ex: Prefiro Catchup a Mostarda ( uso correto).
Então é errado pela Gramática falar. Prefiro mais Catchup do que Mostarda? (SIM, ERRADÍSSIMO)

PARTE II
Regência Verbal (com dois tipos de Regência)

O Verbo Assistir

O verbo Assistir quando ligado por:

+zero tem o sentido de DAR ASSISTÊNCIA. Ex: Assisti o Velhinho a atravessar a rua.
+a tem o sentido de VER. Ex: Assisti a um filme no Sábado.
+a tem o sentido de CABER DIREITO/ DEVER. Ex: Assisti ao meu pai dois reais.

O Verbo Aspirar

O verbo Aspirar
+zero tem o sentido de SUGAR O AR, INALAR Ex: Prof. Hey aspirou com seu " narizinho"
+a tem o sentido de OBJETIVAR, ALMEJAR Ex: Candidatos aspiram a uma vaga.

Cuidado com o emprego do Verbo Aspirar.
Ex: Maradona aspirou uma boa carreira
Maradona aspirou a uma boa carreira

O Verbo Visar

O verbo Visar

+zero tem sentido de DAR VISTO. Ex: A Polícia Federal visou o passaporte
+a tem sentido de OBJETIVAR, MIRAR COM A ARMA.Ex: Visou o passarinho.

O Verbo Agradar

O verbo agradar
+zero tem sentido de ACARICIAR Ex: Eu agradei o cachorro
+a tem sentido de SER AGRADÁVEL Ex: Prof. Leandro agrada aos alunos

O verbo Querer

O verbo querer
+zero tem sentido de DESEJAR, POSSUIR FISICAMENTE Ex: Eu quero dinheiro.
+a tem sentido de ESTIMAR, QUERER BEM Ex: Eu quero ao meu pai.


PArte III
Regência Verbal ( Dupla Construção - Mesmo Significado)

Dupla Construção: verbos que têm duas regências por si;sem mudar os significados. Não é como o caso que nós estavamos vendo anteriormente.

1º Grupo de Verbos :

Avisar, Informar, Notificar, Prevenir, Alertar...

1º Forma de Utilizar:

Verbo + Zero alguém(pessoa) + de sobre algo(coisa)

Ex: Eu avisei os alunos do dia da prova

2º Forma de Utilizar

Verbo + a alguém(pessoa) + zero algo(coisa)

Ex: Eu avisei aos alunos o dia da prova.

Verbos Esquecer / Lembrar
1) Esquecer -se de ----> Eu me esqueci do dia do seu aniversário.
2)Esquecer - o +zero ----> Eu esqueci o dia do seu aniversário.

Verbos de Construção Fixa: são aqueles que não possuem duas construções, ou seja não podem dar significados diferentes.

Verbos Pagar / Perdoar / Agradecer

+zero tem o sentido de ALGO(COISA)
+a tem o sentido de ALGUÉM(PESSOA)

Ex: Paguei a dívida ao zelador
Paguei o cheque ao contador
Paguei o carnê hoje.










Nenhum comentário:

Postar um comentário